Levantamento realizado pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) aponta aquecimento do mercado de trabalho formal, aqueles com carteira assinada, em Mato Grosso. Somente em Cuiabá, foram registradas 10.491 novas contratações, o que representa um saldo de 176 novas vagas de emprego geradas em janeiro de 2024.
Conforme o estudo feito com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a maior parte dos profissionais contratados no primeiro mês do ano é de jovens entre 18 e 24 anos. As admissões de trabalhadores nesta faixa etária quase dobraram (+94%) no comparativo anual.
O cenário de crescimento do mercado de trabalho e dos rendimentos pagos aos profissionais, que subiram 5,2% em relação a dezembro de 2023, é comemorado por empresários e representantes do setor comercial na capital e no estado.
Leia também: Novo Caged aponta liderança de MT na geração de empregos em 2024
Segundo o presidente da CDL Cuiabá, Junior Macagnam, os dados indicam um princípio de retomada econômica, o que eleva as expectativas do segmento para o restante do ano. “O aumento do contingente atuando sob o regime celetista reduz a informalidade e permite maior previsibilidade de renda. Com isso, a tendência é que o trabalhador tenha mais meios para readequar a sua vida financeira, o que é fundamental para diminuir os índices de endividamento e inadimplência, além de estimular o desenvolvimento da economia por meio do consumo”.